Para Vocês...
O céu, as estrelas, o mar, e "só" um pedaço da lua. Porque a outra metade já é minha... (risos)!


31 de mar. de 2010

Campanha sobre mudança do nome de Juazeiro?!...

Foto/Felipe Coelho
Recebi email sobre a campanha pela mudança do nome de Juazeiro, encabeçada pela ONG “Anjos Solidários”. Assisti na televisão uma matéria a respeito, onde Luís Fidélis, meu amigo, canta música de sua autoria, por sinal, de letra e musicalidade belíssima! Constato, então, que são muitas pessoas que desejam essa mudança. Pessoas sérias, imbuídas de paixão e boa vontade.
Entretanto, modificar o nome de Juazeiro do Norte, para Juazeiro do Padre Cícero, certamente, em minha opinião, em nada acrescentaria, vista que Juazeiro é, naturalmente, conhecida, apropriadamente, como Juazeiro do Meu Padim. Ponto pacífico.
Qualquer esforço na intenção de alterar o que está posto é, sobretudo, perda de tempo, e a discussão tornar-se-á estéril, acredito.
Então, para quê a mudança? Por quê? Homenagem?
Homenagens são, naturalmente, feitas por todos que muito o admiram e conhecem a sua história. Sejam filhos de Juazeiro do Meu Padim, romeiros ou turistas. São homenagens de romeiros que largam as suas casas e cotidianos em várias regiões do país para, amontoados em comboios, viajando sem conforto e segurança, para reverenciar, agradecer e orar para o Meu Padim de Juazeiro do Norte. As homenagens se fazem nas residências, igrejas, ruas, e praças, cantadas em versos e prosa.
O Grande Padre continua cada vez mais forte na mente e no coração das pessoas. Juazeiro é a cidade do nosso Padim, é pedaço de cada morador, e de cada pessoa que ama Juazeiro.
Padre Cícero é, sempre será, o personagem principal de Juazeiro do Norte, não se fazendo necessária a mudança no nome da cidade, apenas para manifestar a importância do Padre Cícero no Juazeiro do Norte, e na vida de cada devoto.
Sabe-se o que ele representa para todos os "filhos e afilhados": a devoção, o respeito, e a admiração do povo, no seu sentido amplo.
Mara
21/03/2010

2 comentários:

  1. Meniiiiiiiiiiiinda... tava nem sabendo disso!!
    Concordo pleenamente com vc.
    Quem ama verdadeiramente nao precisa ficar expondo, até pq o amor pelo Juazeiro ja é bastante exposto por todos como voce escreveu.
    Assino em baixo Marildinha.

    bjooooooo

    ResponderExcluir
  2. Mara, com todo respeito, devo tecer duas palavrinhas sobre o texto. O nome Juazeiro do Norte carrega dois erros geográficos: O Ceará está no Nordeste e Juazeiro ao sul do Ceará. Essa marmota, de per si, já deveria ter sido consertada. Segundo, agregar o nome do Padre Cícero ao nome de Juazeiro é mais do que necessário, é mister. Isto significa transformar em direito o que já é fato. Eu não entendo a resistência dos poucos, é preciso que assumamos que somos do Juazeiro do Padre Cícero e todos nós temos um pouco do guerreiro que ele foi. Vc comete conflitos íntimos.

    ResponderExcluir